Painel de Instrumentos do Diplo

Esse fim de semana foi de bastante trabalho no diplomata. Confesso que as vezes olho pra ele e penso: sera que fiz uma besteira? Ou fiz uma besteira do caralho!!!!! Tem muita coisinha pra arrumar e já vou para o 4º mês com o carro. Ainda não andei direito com ele, minha mulher detesta ele e os moleques ficam putos comigo porque ele é o "dono" da garagem. Explico: Futebol e boladas no carro causam brigas!!!!!! hahaha.
Mas no final eu penso que é mais um dos meus projetos e que vai me dar alguns bons momentos la pra frente! Nem tudo são flores...

Enfim, neste fim de semana, tive mais um tempinho e resolvi desmontar o painel de instrumentos dele. Não é difícil, em termos técnicos, mas da trabalho porque mesmo com o volante escamoteável, é necessário soltar a coluna de direção(duas porcas 17) para que o painel saia.

Apos soltar, eu recomento que se tire o banco do motorista(4 parafusos 17) para que você tenha mais mobilidade pois precisará entrar embaixo do painel para soltar as 4 porquinhas que prendem o painel de instrumentos. As porquinhas, são simples de soltar, o difícil é chegar nelas. Da trabalho porque a mão deveria ter uma cruzeta no lugar do pulso! Mas ao chegar neles, basta desrosquear com a mão mesmo e empurrar o painel para a frente. Obs.: Pode-se soltar o cabo do velocímetro nesta hora ou quando o painel estiver deslocado pra frente. Fica a critério.

Abaixo, uma visão geral do painel, já fora do diplo:






Abaixo, o local onde o painel se encaixa, chicote e cabo de velocímetro:

Comecei a desmontar o painel. Tudo muito simples e sem segredo. As peças são bem construídas e foram feitas realmente para durar um bom tempo. Contudo sempre se lembre que é um carro com muitos anos de idade e tudo cuidado é pouco.










No meu caso houveram duas ressalvas: O acrílico esta quebrado e possivelmente já foi retirado do seu lugar, o que ocasionou tricas e explica a cola miserável que colocaram la. Tentei tirar para limpar 100% mas ao ouvir o primeiro "treck" desisti.
A malha elétrica é muito bem construída, achei muito melhor que a do santana que desmontei antes. Para se retirar ela, basta ir desencaixando a mesma de suas travinhas. Uma espátula ou algo parecido seria de grande ajuda.




Após concluir a desmontagem, o processo consistiu em efetuar a limpeza e troca das lampadas. Limpeza aqui foi água e sabão mesmo. Ficou limpo e com um aspecto muito melhor.



Os relógios eu limpei apenas com um pano úmido, sempre tomando cuidado com os ponteiros e marcadores.
Todas as lampadas foram trocadas, mas somente duas estavam estragadas.

Pra variar, esqueci de tirar fotos depois de ele limpo e montado. Tanto fora quanto dentro do carro. Mas ficou como na primeira foto dele montado, só que limpo! heheheheh

O processo de montagem é inverso ao de desmontagem. Mas aqui cabe uma ressalva: é sempre bom ir montando ele e conferindo os chicote. Principalmente o do farol. O danado é meio ruim de encaixar e pode se soltar na remontagem. Outro ponto é o cabo de velocímetro. Na hora de colocar o painel, é melhor colocar ele neste momento, por baixo será um pouco pior.
No mais é isso. Abraços a todos.

Enjoy.

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