Santana Evidence 96 - Desmonte do Painel de Instrumentos Diy

Fala Galera,

Mais um fim de semana sem grana mas com muita coisa pra fazer.
No fim de semana passado eu troquei o painel do santana por um com conta giros. Para quem nao sabe, os primeiros Evidence G2 saíram de fabrica sem o acessório. Vai entender a cabeça da VW em lançar um carro "esportivo" sem isso.
Enfim, o meu não tinha e resolvi colocar um painel novo. Contudo, descobri que os marcadores de gasolina e temperatura não estavam subindo corretamente. Ainda de posse do painel antigo, resolvi colocar os marcadores antigos, que são idênticos e funcionavam com excelência. Só que... meu marcador antigo não tinha relógio digital. Somente o analógico.
Por conta disso, tive que fazer uma transfusão de um painel para outro, o que acabou gerando um bom tutorial de...

Como Desmontar o Painel de Instrumentos do Santana G2

kkkkk, vamos lá:

Primeiramente, vamos retirar o volante(não sei se ele sairia sem tirar o volante, acho que não).
Retire a proteção plastica do centro do volante, a da buzina, para ter acesso à peça da foto abaixo. Com uma chave de fenda introduzida no furo indicado, faça uma pequena(PEQUENA!) força e retire a peça.

 Depois de retirada a peça, que na verdade é o circuito da buzina, devemos retirar o parafuso que prende o volante. Tal parafuso deve ser tirado com uma chave cachimbo numero 24. De preferencia para uma boa chave.

Abaixo, o parafuso e sua arruela:

Ao soltar o parafuso, basta puxar o volante que o mesmo sairá. 
Sem o volante, veremos a chave de seta e os acabamentos do painel. O primeiro a ser retirado, é o que envolve a chave de seta e o miolo da chave do carro. Este tem 2 pequenos parafusos indicados na imagem e devem ser retirados(se ainda originais) com uma chave Philips pequena. Atentar para retirar com cuidado para não estragar nada:


Posteriormente, vamos soltar a chave de seta. Este procedimento visa facilitar a retirada dos acabamentos e evitará a quebra destes, tão raros hoje em dia.
Retire os 3 parafusos indicados com uma chave de fenda pequena e de boa qualidade:

Com os acabamentos da coluna de direção retirados, vamos retirar o acabamento que envolve o painel. Este é so de encaixe e deve ser retirado com cuidado. O mesmo é puxado e desencaixado de suas travas que estão localizadas nos quatro cantos da peça:

Agora, estamos olhando para o painel, que é preso somente por 2 parafusos. Os mesmos devem ser retirados(se originais) com uma BOA chave Philips. Retire com cuidado, pois se caírem, vão para o limbo dos parafusos: Dentro do Painel.


Um dos meus parafusos se suicidou e foi para o limbo...

Aqui já sem o painel. Este ai é o único chicote que liga o painel. Ele tem todos os fios dos sensores do Santana G2. No meu caso foi plug-and-play e tive que tirar algumas lampadas como as dos sensores de ABS, nível de reservatório de água e pastilha de freio. Claro que tirei porque meu carro não tem estes sensores. Se o seu tem os sensores, mantenha as lampadas. As indicações mostram onde o painel se encaixa.


Até aqui temos um tutorial de como desmontar o painel de instrumentos. Se o seu objetivo era somente desmontar para manutenção ou troca do painel ate aqui já ajuda bastante.

Agora, vou continuar com o desmonte do painel propriamente dito, pois no meu caso precisarei trocar os medidores de gasolina e temperatura do painel adquirido pelos do painel original do carro.

De posse do painel, solte os parafusos indicados com uma chave numero 6. Esta tampa branca sai completamente e não precisa se preocupar com as lampadas. Elas não atrapalham a retirada.

Com ele desmontado, hora de tirar a parte dos medidores. Nos locais indicados, faça uma pressão com uma chave de fenda pequena, sincronizada, nos quatro pontos. Vá fazendo um pouquinho em cada travinha(que na verdade são os contatos elétricos dos medidores) para retirar de forma igual.

Enquanto vai pressionado as travas, com a mão, vá puxando os relógios devagar até que a peça saia por inteiro. Dessa forma, você terá todo o conjunto nas mãos como abaixo:

Local de onde os relógios foram retirados.

Para desmontar os marcadores, temos que retirar os ponteiros dos relógios. Eles são simples de serem retirados bastando somente alavancar os mesmos pelo lado de visualização com uma pequena chave ou melhor ainda, uma espatula de plastico pequena. Dessa forma eles levantam saem sem maior esforço. Não se preocupe com a recolocação. Eles tem uma pequena cavidade no encaixe que evita sua colocação de forma errada:

Após a retirada dos ponteiros, é chegada a hora de desmontar os relógios. Aqui é bom prestar atenção porque por trás eles são iguais e pode gerar confusão na hora de remontar.
São 3 pequenos parafusos do tipo fenda, sendo que o do meio é o ultimo a ser retirado pois prende os 2 relógios ao mesmo tempo. Retire todos e troque(meu caso) ou efetue o procedimento de sua necessidade.

Após efetuados os procedimentos, prenda novamente os 3 parafusos, começando pelo do meio e recoloque o conjunto dos relógios novamente no painel. O conjunto somente se encaixa por pequena pressão, sem exageros. Encaixe os ponteiros nos relógios já presos de forma calma e sem forçar nada. Os ponteiros não são muito frágeis, mas é sempre bom ser "delicado" nesta hora.


Remonte o painel em sua carcaça de plastico(de uma limpada antes). Recoloque a carcaça branca e prenda todos os parafusos. Pronto, temos o painel montado e pronto para ser recolocado. 
Lembre-se: Antes de começar a montar tudo, ligue o chicote e teste todas as funções do painel. Vai saber né??

O processo de montagem é exatamente inverso ao de desmontagem, basta seguir o que foi descrito acima.

Abaixo, como era o painel original e sem conta giros:

Espero que ajude a galera e tenham certeza que é mais simples do que parece.
Tendo boas ferramentas e um local de trabalho tranquilo não terão problemas.
Abraços a todos.

Enjoy!!!!

Comentários

  1. Boa noite , amigo eu estou querendo é retirar o painelsão (tabelier )
    todo mas tou meio ressabiado em iniciar vc poderia me dar alguma dica onde ficam os parafusos que o prende ! pois preciso mandar fazer um trampo numa rachadura na parede corta fogo até o túnel, e aqui na minha cidade o mais barato que achei para sacar o painel foi 400 pratas , ajuga ae. agradeço.

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  2. Tenho um evidence também, é só tirar um e colocar o outro que o contagiros vai funciona?

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    1. Bom dia meu nobre. Desculpe a demora. O blogger não avisa quando alguém nos pergunta algo. Mas respondendo: Sim, o chicote já esta preparado. Qualquer painel com contagiros vai funcionar beleza. Lembrando que ele é bem modular, então vc consegue por exemplo comprar um com conta-giros e manter o seu velocímetro com a quilometragem original. Abraços

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  3. Amigo, tudo bem? Adorei seu blog. Seguinte. O meu santana está com o painel de instrumentos empoeirado logo precisava tirar aquele acabamento acrilico transparente para limpar. Como faço para solta-lo da parte dos instrumentos? Obrigado.

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    1. Bom dia Vilson, blz? Meu nobre, esse acrílico é colado. Para tirar eu acredito que deve se aplicar algum calor como por exemplo, com um soprador térmico. Eu particularmente não faria porque pode acabar quebrando devido ao tempo e ressecamento. Mas desmontando os relógios, por trás como eu fiz, da para jogar água dentro e efetuar uma boa limpeza. Vou procurar aqui nas minhas fotos se tem alguma dele completamente desmontado e mando para você por e-mail. Abraços.

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  4. Pra q serve o pior de 2 pinos atrás do conta giro

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  5. Pra q serve o pior de 2 pinos atrás do conta giro

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  6. Pra q serve o pior de 2 pinos atrás do conta giro

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