Santana Evidence - Manutenção nos Comandos do Ar Condicionado.

Fala galera,

Mais um FDS, alongado pelo carnaval. Festa farra muita alegria e eu...Bom, eu em casa sem dinheiro e com tempo para procurar o que fazer. Resolvi fazer uma limpeza no de controle do ar condicionado e direcionamento do fluxo de ar.

É um sistema mais ou menos simples, mas de uma engenharia fantástica! Nada de eletrônica, somente cabos e roldanas que com o tempo e muita sujeita, podem estragar.
Também é um trabalho chato de fazer porque tem que tirar todo o painel central do santana, caso contrario os controles não saem. Dá trabalho, mas vale a pena.

No meu caso o fluxo de ar não para outro lugar que não o para-brisas. Contudo, se eu entrasse por baixo do carro e movimentasse o braço de controle, o fluxo de ar se modificava. Logo o problema era nos controles e não na evaporadora! UFA!!!!!

Como eu falei, da um trabalhinho e eu esqueci de tirar algumas fotos do processo. Mas tenho muitas fotos durante que ilustram como fazer.

Precisamos de cara, retirar qualquer som que o carro tenha. Tire também a gaiola(armação do radio) caso ela exista. Posteriormente temos que tirar dois parafusos que ficam por trás do painel. São 6 no total para soltar. É importante ter uma boa chave philips pequena. De uns 10cm no máximo, de comprimento.



Não vou entrar em muitos detalhes de como tirar o painel, porque o colega SANROCHA do forum vwsantana.net fez um tutorial excelente sobre como desmontar o painel central. Segue o link: Troca do Console Central Santana G2.

Como meu objetivo era verificar os comandos, mãos a obra. Quando desmontei o painel, vi que os cabos estavam muito bons e correndo com leveza e suavidade. Logo não tinha problemas com eles.
Ao verificar a peça, percebi que a mesma, original, não estava 100%. As travinhas onde os cabos são presos estavam quebradas. Infelizmente comprar outra peça dessa não é possível no momento. Logo parti para o desmonte completo, limpeza e reparação, se possível.


A peça estava muito suja. Como quase tudo nesse carro! Muita terra vermelha e sujeira encrustada.

 A parte do acetato(iluminação) deve ser toda retirada. São encaixes simples e que devem ser tratados com muito carinho ao serem manipulados. Lembre-se: são peças que se quebrarem, só em desmanches e afins. E olhe lá!
Desmonte iniciado. Miuita sujeira e detalhes quebrados. As travinhas(foto acima) quebraram com o tempo.
Na foto a direita da para ver com mais detalhes.

Nesta foto a esquerda, da para ver o sistema de roldanas. Como disse é um sistema bem simples mas muito engenhoso. Para retira-lo utilizei uma chave daquelas de relojoeiro para soltar as travinhas dos botoes. Em todos são 4 no total. Solte uma a uma com muito cuidado para não quebrar nada.




Detalhes das roldanas e de com estava sujo!

Os botoes, já fora da armação.

 Esses botoes ai... A esses botoes! Para soltar ele da outra peça, sçao 4 travinhas. Quebrei duas ate perceber uma trava de segurança que fica na frente, entre os botões. Não cometa o mesmo erro que eu!!! Os meus estão com sua parte elétrica funcionando. Contudo, o botão que liga o ar-condicionado em modo normal(o da esquerda) não segura mais. Então o ar só funciona com o botão da recirculação.
Olhando o circuito, ele tem uma especie de sistema de pinos que quando aperta empurra a trava e quando aperta novamente, ela solta. Esse sistema não esta funcionando mais, só com o botão da recirculação.(nessa foto da pra ver a trava de segurança).
Como o sistema é blindado, não quis tentar abrir a peça e correr o risco de perde-la. Decidi que o custo não valia o beneficio.



Acima, o conjunto desmontado e limpo. Usei a boa e velha água e sabão neutro. Para limpar os cantinhos, um pincel médio. Macio e não agride as peças.
Lavei também o console central, que infelizmente não era mais o original. Desmontei os difusores para limpar a tonelada de terra vermelha que tinha la. Lavei tudo literalmente.


Com tudo limpo e reparado dentro do possível. Comecei o processo de montagem.
Neste processo, é importante manter verificado bem qual peça vai aonde. Pode dar problema na sincronia do conjunto la na hora de montar e finalizar.







Neste processo, vi algumas coisas erradas como roldanas que estavam fora de sincronia e pecinhas quebradas que eu não tinha como trocar ou reparar porque são únicas e exclusivas.
O jeito foi reparar do melhor jeito possível, de forma que o conjunto ficou muito bom, leve e funcional. Lembrar de passar uma camada de graxa branca ou vaselina para suavizar o contato entre as peças.


Comecei a montar os acrílicos que espalham a iluminação. Alguns pequenos quebradinhos mas nada que prejudicassem a qualidade do trabalho. Com a limpeza ficaram com novos. Lembrar da proteção dos mesmos.



No meu carro, a velocidade 01 do ventilador não funcionava. Não sabia porque mas imaginava que era problema do resistor que fica no eletro ventilador. Nem pensava em verificar isso agora. MAS! Quando eu fui montar os controles no carro e fui testar, sem querer encostei no circuito e adivinha! O créu numero 01 funcionou! Olha só, quem diria! Ai fui entender o porque: É um circuito, novamente simples mas engenhoso, que estavam sem fechar os contatos quando acionado. Dessa forma ele só acionava a partir da segunda velocidade. Abaixo a imagem do circuito desmontado:

 Aqui é possivel verificar como deve ficar á área de contato. Desta forma, ele consegue fechar o circuito em todas as velocidades. Trata-se de uma pecinha de cobre, que estava verde de oxidação e foi lixada para melhorar.

 Esta peça é a que vai ligado o chicote do ventilador. 
Olhando ela por outro angulo, é possível ver os pinos e contatos de cada velocidade. Este é o angulo em que ela encaixa na carcaça dos comandos. Da esquerda para direita:  1ª, 2ª, 3ª e 4ª velocidades.

O circuito fechado e remontado. Não foi tão simples quanto parece achar a posição certinha da peça que fecha o circuito. Mas deu tudo certo no final.



Conjunto montado e pronto para colocar no carro.Os botoes de acionamento são somente de encaixe. Não tem segredo.
Os cabos de acionamento(estou devendo as fotos!!!) vem pelo lado esquerdo da peça. Já vem meio que nas posições. Se a sua peça estiver sem quebrados, basta encaixar e travar as presilhas. Caso esteja como o meu, será necessário elaborar algo de forma que se prenda os cabos. Para o sistema funcionar, os mesmos precisam estar presos.

Também estou devendo a montagem do painel central. Esqueci das fotos. Mas temos o excelente tutorial ja informado. Olha ela não é um bicho de sete cabeças. Como disse no inicio são 6 parafusos. Mas tem 1, oque no tutorial do SANROCHA ele ensina a pegar com 2 dedos. Esse parafuso, quando foi projetado pelo engenheiro da VW estava com pacto com o capiroto! este e somente este, é um parafuso muito fdp de colocar! pqp. Só de lembrar da vontade de pular da ponte. Fora ele, tudo certo! hehehehehehh

Aproveitei para refazer o chicote do radio, não o original porque esse alí já era, mas o da Pioneer que estava uma colcha de retalhos. Ainda liguei o som como no original, acionado somente com a chave acionada. Eu acho bem melhor assim.

Apos a montagem, o resultado final:

Antes desse processo, o ar só era direcionado para o para-brisas e o ar quente não era acionado.
Apos o processo tudo funcionando.
Tem um pedacinho do acrílico faltando. Exatamente o que leva a luz para o lado direito da peça e que esta apagado. Vou tentar arrumar esse pedacinho ou elaborar um para substituir. Vi muitos tutoriais em que o pessoal troca por led. Fica melhor mesmo, contudo acho que a iluminação original é bem bonita e funcional.

Gastei com essa empreitada um total de um dia de trabalho, com muita paciência e uma unidade de super bonder.

Bem é isso ai. Espero poder ajudar a galera com mais essa contribuição.
Abraços.

Comentários

  1. Ótimo relato me ajudou demais, muito obrigado. Desmontando o meu acabei quebrando a travinha que segura o cabo referente ao botão central, percebi pelas fotos que o seu também está quebrado. Logo acima desta trava, tem outra que até então fica sem utilidade, será que pode ser usada para fazer a mesma função? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ralder, infelizmente não. Se o seu for como era o meu, são 2 cabos que passam por aí. O que eu fiz foi colocar umas abraçadeiras de plástico de boa qualidade prendendo elas no local correto. Claro que depois da limpeza e lubrificação os cabos corriam sem resistência, oque facilita. Acredito que pode ser feita também alguma adaptação com um arame fino. Ficaria bom também e discreto uma vez que fica atras do painel. Qualquer coisa, estou a disposição.
      Abraços.

      Excluir
  2. Achei o pedacinho faltante e consegui colar com superbonder, vamo vê se vai aguentar... kkk
    Agora travei na montagem do botão das velocidades do ventilador, antes funcionava todas as velocidades, agora não funciona nenhuma.
    Creio que nao esteja fechando contato mas parece não ter como montar em posição errada.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Amigo você teria algum numero do whastapp para tirar uma duvida com você? O meu comando do ar travo o botão o meio, onde troca Ar frio pelo Ar Quente. Desmontei quase tudo e não conseguir achar onde esta travando! Meu numero é 032 99810-0470 obrigado!

    ResponderExcluir
  5. O meu Santana 2004 tem 03 cabos de aço atras....eles ficam presos aonde controla com os boões. Esqueci a sequencia. Qual cabo de aço liga aonde ?

    ResponderExcluir
  6. ola tenho uma santana quantum 94 e Gostaria de Saber como retirar o painel, para manutenção dos cabos das gavetas do ar condicionado pois o meu soltou e não sei como retirar, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, não entendi bem o que você quer retirar: O painel completo ou a saída onde tem os difusores e o local do rádio? Sendo o segundo, não é tão complicado, mas trabalhoso. Retira-se o rádio e em cada lado você coloca a mão e sente os parafusos nas laterais. São 6; 3 de cada lado. Hoje não tenho mais o santana, mas caso tenha mais duvidas, recomendo fortemente o fórum do vwsantana: http://www.vwsantana.net/
      Abraços e sucesso.

      Excluir
  7. Boa tarde, me diz como eu coloco o ar em modo de recirculação, qual botão devo pressionar, santana 2003,

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. João, por aqui mesmo. Recebi a notificação por e-mail. Contudo, hoje apesar de não ter mais o santana, se eu puder ajudar em algo, só me avisar. Abraços

      Excluir
  9. Boa noite amigo beleza qual lâmpada vc usou pra fica bem forte e ilumina bem ?

    E sobre o cobre de contato da velocidade sabe me auxiliar como deixa pra pega todas as velocidade o meu só tá funcionando a velocidade 3

    Dês de já grato

    ResponderExcluir

Postar um comentário