CB 450 - Troca de óleo da moto

Fim de semana de boa, e eu queria deixar tudo arrumado. Afinal, eu ia viajar a trabalho na semana seguinte à da troca em questão. Logo, porque não deixar tudo arrumadinho para rodar tranquilo na semana seguinte?
Então la fui eu! Mãos a obra e vamos trocar o óleo da motoca.

A primeira coisa que vc tem que ter em mente é: Não suje o chão da garagem. Isso é muito importante e ira garantir que sua esposa não cometa um homicídio. Dito isso, podemos começar:

De uma lida no manual de serviço da CB. É importante entender que a quantidade de óleo a ser trocado, deve ser o especificado no mesmo. Depois de entendido isso, escolha o óleo de sua preferencia que atenda as especificações. Eu utilizo o Lubrax Essencial 20w50 para motos. Oleo com bom custo beneficio.

As ferramentas necessárias, serão uma chave de ou catraca de 17mm para o bujão e uma 12mm para soltar o filtro de óleo. Eu sempre troco o filtro de óleo.


De posse de um recipiente que caiba os 2,5lts de oleo que cairão do motor, coloque embaixo da moto e abra o parafuso 17mm com a referida chave. Deixe a moto no cavalete central. Obs: a troca de óleo deve ser feita com o motor quente.


Apos escorrer o óleo, com a chave 12mm abra o compartimento onde fica o filtro do oleo(caso for trocar o mesmo) e retire o elemento velho. Marque a posição do mesmo e da mola que contem no conjunto.

Recoloque a tampa do filtro de oleo, aperte sem exagero e recoloque o parafuso do bujão, tambem apertando sem querer tirar leite de pedra!!!
-FOTO-

Com todos os parafusos no lugar, retire a vareta de medição, coloque um funil para facilitar o seu trabalho(ou não, ai é com você), e coloque 2,5 litros de óleo.

Recoloque a o parafuso de medição e então ligue a moto.
Deixe a mesma funcionando por alguns minutos, desligue e execute o procedimento para verificação do nível de óleo(descrito no manual de serviço e usuário).

Abaixo, um vídeo do procedimento que executei. Lembro que sou somente um entusiasta, não sou mecânico e somente sigo o que esta descrito no manual de serviço das motos.


Enjoy!!

Comentários

  1. Qual a km pra trocar oleo na CB 450 TR ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nobre, se não me engano de 4 em 4 mil quilômetros. Mas tem tempo que não tenho mais esta guerreira e não estou certo dessa informação. É bom dar uma pesquisada na net e confirmar. Eu normalmente sigo o manual da moto. Abraços

      Excluir
  2. A mola está na posição errada, ela vai embaixo do filtro não em cima, conforme o manual de serviços da CB 450.

    ResponderExcluir
  3. O correto também é usar o torquímetro, para o parafuso do filtro usar 28-32 Nm de torque, para o bujão 25-35 Nm de torque, ver página 14 do Manual de Serviços da CB 450.

    ResponderExcluir

Postar um comentário