Tentando Ajustar a CB450

É complicado. Como dizem, Honda é Honda. Mas talvez por isso mesmo tem sido a moto mais complicada de ajustar que eu já tive. Brasileiro tem a mania de usar ate acabar e arrumar do jeito que dá. A CB 450 Dx que comprei esta realmente muito bonita. O problema é o que a gente não consegue ver. Uma sequencia de probleminha, que se ocorrem isoladamente, não são complicados, mas que se vão acumulando... Só pra variar, toda moto que eu pego o maior problema dela é o excesso de originalidade. Não seria problema se recebesse manutenção preventiva ou mesmo corretiva, mas usar ate acabar é REALMENTE um problema. Pelo que tenho visto, para a moto apesar de 28 anos de uso, temos quase todas as peças. Umas de qualidade boa, outras de qualidade duvidosa, mas existem. Comecei pelo básico, limpando os carburadores. Ela naturalmente ja andava mais que minha antiga SAHARA, mas ela nao estava nem com 50% do que poderia dar. Ao abrir os BURAS, já me deparei com um kit errado, voltado para a CB400(sim tem diferenças!) e com giclês de alta da CG. Os giclês da CG dão certo, mas nas CB450 DX de 90 para cima e tem numeração #105. Nas demais, tem que que ser o de numeração #110. Apos a abertura dos buras, muita limpeza, cuidado e guardando peças, pois vai saber se vou achar outras para substituir. Heheheh. Os giclês em sua maioria ainda eram os da Keihin, japoneses de qualidade muito superior mesmo apos 28 anos de uso. Só que imundos e entupidos!
Boias ainda originais e graças a deus sequinhas e com possibilidade de utilização por muito tempo ainda. Fiz o desmonte dos giclês, boias, agulhas, pistonetes(achei fantástico eles não serem de borracha!), válvula compensadora, e tudo mais. Não quis separar os carburadores. Não tinha ferramentas para tanto e também fiquei meio grilado de estragar alguma vedação como a da tubulação de gasolina que passa de um para o outro. Aqui em Brasilia não tem nada que não seja para CG, o que me custaria vários dias com a moto parada.
As peças originais, estavam em bom estado. Guardei as que estavam realmente boas e substitui as outras pelo kit de reparos que eu comprei. De inicio, fiz o que todo mundo faz. Uma Merda! Achei que que os kits da 400 e 450 eram os mesmos. Quase todo mecânico que vc pergunta afirma veemente que os carburadores são os mesmos e bla bla bla. Só Que Não!!!! São diferentes em giclagem, tamanhos de dutos de ar entre outros. É um martírio tentar ajustar o carburador da 450 com o kit da 400. Hora a lenta fica boa, a baixa excelente e a alta uma merda. Ajusta a alta e a baixa vai pro saco, e por ai vai. Acabei comprando esse kit:

Como ficou o funcionamento apos o kit errado:


Apos a desmontagem, a moto que tem um porte até bom ficou bem magrela, com corpo de modelo esquelética. Obs.: Deu pra ver muita carbonização nas entradas dos coletores de admissão.


Enfim, apos os meus estudos, vi que fiz merda e comprei na internet um kit de reparos da SIVERST. Comprei como SIVERST, paguei como siverst e recebi um .... EVOLUTION!!! Cara, que kit de merda. Quase nada se aproveita. As Válvulas compensadoras não encaixam no carburador. Vieram 4 giclês quase iguais sem nenhuma marcação(72 ou 110???) Como saber se são os de alta ou baixa? giclê de lenta maior e tudo mais. No final, só aproveitei os dois giclês de alta(110) e as vedações da CUBA. Liguem na loja, mandei e-mail fiz reclamação no reclame aqui e nada.

Então: NUNCA COMPREM NADA NA LOJA ONLINE: http://www.motopecasonline.com.br/ Essa loja esta pouco se fudendo se você recebeu ou não o produto, se voce esta satisfeito ou não e não se importam com as reclamações, vide RECLAMEAQUI: http://www.reclameaqui.com.br/indices/28598/motopecas-online/

Edit: Aqui cabe uma grande observação: Entrei em contato com o pessoal do motopeçasonline podesteriormente à publicação do blog. Tive retorno do Felipe que prontamente me ajudou a resolver a questão. Foi realmente muito atencioso e com uma bela conversa resolvemos a situação. O mesmo me enviou as peças que eu precisava e ficamos acertados. Como falei pra ele, ele foi a diferença entre uma empresa ruim e uma empresa com um belo atendimento. Obrigado Felipe.

Apos estudar muito, ver as diferenças, ler muito no CBBRASIL, venerar os vídeos do mestre ARTIGAS que tem no youtube, entendi a caca que eu tinha feito.
Terminado o serviço, montei os carburadores e posso dizer que ficou 80% do que deveria ser. Disparando sem engasgos, lenta boa e bom desempenho. Contudo ainda acredito que se eu adquirir um kit de reparos de melhor qualidade e ajustar os giclês e sincronização, a moto realmente vai ficar boa.

É isso ai, até a próxima.

Comentários

  1. Boa noite amigo, tenho uma Dx 89 e queria saber se você pode me ajudar kkk toda vez que viajo e o motor esquenta ela falha, você sabe o por que?

    ResponderExcluir
  2. Meu email gutemberg_zero3@Hotmail. Com

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amigo! Tenho uma cb 450 s. E troquei o filtro de ar pelo esportivos, ela parada acelera bem e lenta fica top, mais andando nela qndo acelera um pouco ela tica falhando e depois de uns segundos com acelerador no ultimo ela pega aceleração de uma vez. Obs: ela nao falha muito qndo fecho um pouco o afogador! Me ajuda aí irmão, ja tem anos q tento resolver e ja gstei muito e ninguém resolve

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de dizer que ela fica dando uns engasgos no coletor de admissão, tipo uns retornos de chamas.

    ResponderExcluir
  5. Meu e-mail: robsongonzales@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário