Troca da Embreagem - Virago 535


Esses dias me deparei com a moto patinando em alta, a mais ou menos 90km/h enrolei o cabo e ela girou mas não andou. KKKK ficou igual cambio AT.
Notei que a embreagem patinou e com 43k rodados, regulagens na ultima era mesmo a hora.
Procurei na internet para comprar e estava achando somente os discos, paralelos, por um preço médio de R$170 mais frete. Não achava os discos separadores.
Aqui em Brasília é complicado de comprar as coisas. Brasiliense tem a mania de pagar caro pelas coisas sem reclamar, então a concorrência é fraca. Yamaha então... Enfim, acabei ligando na autorizada Yamaha de Taguatinga e para minha surpresa, tinha o jogo de discos e separadores por R$260,00. Fiquei de cara, pois era original de fabrica e com preço bom. Até assustei.
Fui lá, comprei e olha ai as danadinhas:


Eu já tinha comprado outros itens de revisão pra ela, como filtros, pastilhas de freio, orings, e ate um mimo: um afastador de alforje:




De posse das peças e ferramentas hora de começar a diversão.
Aqui meu maior problema é a própria originalidade da moto. Tudo lacrado, nunca mexido ou aberto. Parafusos do escapamento praticamente forjados em seus respectivos locais. Pense no trabalho que me deu pra tirar o escapamento.(sim, precisa tirar o escape!!!)

Na ordem, se faz necessário tirar o escapamento, soltando os prisioneiros das ponteiras do motor. Na frente, são parafusos normais de chave 13:



Já no cilindro traseiro, é uma chave sextavada pequena, se não me engano numero 6:



Detalhe do parafuso que quebrou por estar simplesmente fundido na peça:



Solte a pedaleira traseira, mas não solte todo para poder apoia, ainda temos um parafuso para tirar do outro lado da moto:



Do outro lado da moto, solte o acabamento que protege os parafusos do retificador para ter acesso ao parafuso que prende o silenciador do escape:



Após tirar o acabamento, solte este parafuso também. Mas aqui tem pulo do gato: Você perceberá que tem uma orelha, esta orelha não tem que sair, mas se você soltar os parafusos de baixo, que tiram ela, seu trabalho vai ficar muito, mas muito mais fácil. :D



Após soltar esse parafuso, basta puxar o escape com cuidado que o mesmo sai completo.

Segundo passo é soltar o suporte das peladeiras do lado do freio. A peça sai inteira, mas só sai depois do escape fora.
Se você tem o protetor de motor, tem que tirar também. Esses são simples e de fácil acesso. Não tem erro. Vai precisar de uma chave 17, sempre uma boa chave.



Após soltar os parafusos da frente, solte este parafuso que prende também a balança:



Feito isso, basta puxar a peça com cuidado pois ainda temos os cabos de freio e luz de freios conectados.




Bom agora vem a parte fácil. Abrir o motor, trocar os discos e separadores e fechar novamente.
Com a mesma chave que voce soltou o escape do cilindro traseiro, abra os parafusos do motor, começando pela tampa do filtro de óleo.



Posteriormente vá soltando os outros parafusos e apos soltar o ultimo, tire a tampa. Caso ela nao solte, uma pancadinha(INHA!) com a mão mesmo é suficiente para que ela solte. ATENÇÂO: Deixe um pano ou jornal embaixo da moto para que vc, caso seja casado, não tenha que dormir na garagem com a moto...





Solte os parafusos das molas da campana, chave numero 10:



Retire a campana, essa é a visão:



Molas da Embreagem:



Coloque os discos novos, previamente banhados em óleo do motor da moto. Os discos tem posição de colocação na campana, tem que alinha a marca dupla do disco com a marca da campana. Mais informações sobre isso no manual de serviço dela. Os discos nao tem tamanhos diferentes, ou seja não tem ordem de colocação.
Para colocar a sequencia é DISCO de FRICÇÂO depois um ESPAÇADOR e assim até o ultimo, fechando com um disco de fricção:


Recoloque a campana, coloque o parafuso de regulagem da embreagem, recoloque as molas e seus parafusos e aperte as molas:


Regule a embreagem como descrito no manual de serviço: Folgue a contraporca destacada na foto acima, ajuste o parafuso de regulagem ate o manicoto da embreagem do outro lado ficar alinhado com a marca na carcaça do motor.


Aperte a contra porca de acordo e vamos fechar o motor.



O processo de montagem é exatamente o processo inverso da desmontagem escrita acima. Não tem segredo. Basta seguir os passos descritos com calma e tudo vai ser bem tranquilo.
Apesar de um processo que parece ser complicado e longo, é um trabalho que se nao apresentar contratempos, vai levar no máximo 2h.
Abraços e bons ventos.

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